Da criação de uma chave privada, passando por endereços, transações e até a própria mineração, Bitcoin nada mais é do que um sistema de informações. Essas informações podem ser transmitidas livremente de diversas formas, de maneira objetiva ou não:
ATRAVÉS DE NÚMEROS
Com o uso de papel, caneta e um mecanismo que gere entropia, a exemplo de moedas ou dados, você consegue numerações que, juntas, fornecem atalho a uma chave privada. Em países ditatoriais que proíbem as pessoas de utilizar Bitcoin, como proibir uma simples folha de papel com várias sequências de 0 e 1? para os demais, não passa de uma simples loucura de um nerd, mas pra você, é a chave que leva a fortuna de toda uma vida. Proibir o Bitcoin é o mesmo que "proibir o uso dos números".
ATRAVÉS DE IMAGENS
A forma mais famosa de se converter chaves e transações de Bitcoin é através do código QR, porém nada impede que a imagem seja diferente, como um braille para cegos ou sequência de emojis. Até mesmo um print dos próprios números obtidos com a entropia. Você pode ter em um papel, no seu computador, ter várias cópias espalhadas estrategicamente ou até mesmo tatua-las. Proibir o uso do Bitcoin também significa "proibir a criação, uso e posse de imagens".
ATRAVÉS DO SOM
Em junho de 2021, um grupo de brasileiros colocou em prática o poder do som e das ondas de rádio. Utilizando a lua como potencializador de frequência, uma transação foi transformada em sons de código morse pelo remetente, e decodificada pelo receptor. Foi o suficiente para que 18.546 sats fossem enviados de uma ponta a outra em um raio de 600km. Você pode testemunhar o registro dessa transação nos registros da Blockchain. Proibir o Bitcoin também significa "proibir a emissão e recepção do som".ATRAVÉS DE LETRAS, COMO FRASES E POESIAS
"Camuflar, ficar a espreita. Olhar com cuidado e, apesar da vigilância, retirar da chuva o canivete..."
Desculpa. Não sou poeta. Essa frase aparentemente não faz o menor sentido, mas o que você acabou de ler possui 6 palavras que me guiam para pedaços de uma chave privada:
"camuflar, espreita, cuidado, vigilância, chuva, canivete"
Utilizando ferramentas auxiliares como BIP39 Ian Coleman, essas palavras são facilmente transformadas em seed phrases, nos levando a uma carteira de Bitcoin. Como nos diz a bíblia em Provérbios 12:18, "Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura", a cura para censura, violência e autoritarismo aqui se mistura entre matématica, linguagem e escrita, as formas de mensagem mais sábias aprendidas pela raça humana. Proibir o Bitcoin também significa "proibir a linguagem e a escrita".
A informação não necessita de nenhuma formalidade para ser transmitida. Ela pode ser enviada de maneira clara e aberta ou de maneira confidencial e confusa. Uma mensagem enviada pode fazer sentido para todos, ou apenas para o receptor. Proibir o Bitcoin tem a mesma dificuldade de proibir o pensamento e a comunicação humana.
Envie esse texto para seus amigos que ainda pensam que o Bitcoin pode ser, de alguma forma, parado ou proíbido por alguém ou alguma coisa.
MOSTRANDO NA PRÁTICA O PODER DA INFORMAÇÃO DESCENTRALIZADA:
Criando uma carteira de Bitcoin sem utilizar a internet!